sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mudando a visão do erro

“Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar.” - Erich Fromm

Está um dia frio, mas o sol ainda está lá.

Ainda estou aprendendo a lidar com os meus erros, minha atividade hoje foi fazer uma lista dos 10 maiores erros que cometi (fiz os 10 principais porque sinceramente, cometo vários errinhos ao longo do dia, por mais triviais que sejam, se fosse escrever todos...) 

E além de colocá-los no papel, voltar ao passado, relembrar o sentimento que me motivou a tomar aquela decisão, qual era a necessidade que estava tentando suprir, se realmente não havia outra alternativa ou uma forma de lidar com aquela situação e também me perdoar por isso ^^ . 

Esses exercícios ajudam tanto quem tem distimia/depressão/baixa autoestima, quanto qualquer outra pessoa que queira elevar o seu bem-estar. Erros são tentativas de acerto, é algo que você fez na hora, talvez por não ter conhecimentos ou aptidões necessárias, se esqueceu de algo importante, foi levado por um hábito ou realmente não havia outra alternativa. Às vezes olhamos para trás e vemos que a nossa consciência mudou,  o que você via como algo sem importância, hoje você já encara com outros olhos.

Somos apenas seres humanos tentando sobreviver, os erros são inevitáveis, todos nós erramos, devemos ter uma “cota para erros”, pois o sonho de sermos perfeitos nos tira a nossa espontaneidade.Eles deve ser encarados como uma modo de crescer, são avisos, um exemplo disso é quando você está tendo dificuldade em acertar as tarefas no trabalho, talvez signifique que você não dando a devida atenção também  quando há brigas por coisas pequenas no relacionamento, isso é um sinal de que vocês  não conversam, escondem ou negligenciam algo importante que deve ser dito, atenha-se ao aviso, não tente falar que é um fracasso, que não vai consegui nada, seja realista com você mesmo.

 Outra coisa que também vou fazer é escrever as atividades que mais me proporcionavam bem-estar, confesso que ás vezes não tenho muita vontade, mas ficar sozinha e sem fazer nada só vai piorar as coisas, vou me dedicar a fazer essas coisas. Por isso no final de semana, vou me empenhar!


Toda jornada começa com o primeiro passo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário